Olá, Franqueado(a)!

Vamos tratar aqui de um assunto bastante delicado e que tem sido recorrente em toda a rede: O atendimento às Crianças Portadoras de Necessidades Especiais (Crianças Atípicas) e seus responsáveis.

Após muitas discussões com a equipe, advogados e sócios sobre o assunto, vimos que em todas as situações o bom senso, simpatia ao falar e o “jogo de cintura” ainda serão sempre a melhor opção. Contudo, não podemos deixar de seguir um posicionamento. 

Alertamos para a importância de, você como gestor e responsável da sua unidade, engajar seu gerente e equipe neste posicionamento, deixando os colaboradores cientes de todas as informações colocadas aqui. 

Levando em consideração diversos casos ocorridos ultimamente com crianças Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) ou Criança Atípica nos parques do Clube da Criança e cientes que:

  • não trabalhamos com MONITORAMENTO EXCLUSIVO;
  • não possuímos treinamento específico para atendimento de crianças especiais por se tratar de uma área de entretenimento infantil e não de educação;
  • possuímos clientes PNE que nunca causaram algum tipo de incidente na unidade;
  • possuímos pais extremamente gratos pelos nossos serviços e o usufruem com tempo de permanência alto;

Criamos um posicionamento, buscando de maneira clara, servir a todos os nossos clientes de maneira que nenhum se quer seja lesado. 

Para isso é importante que vocêcomo Gestor –; vocêcomo gerente – e todo o balcão de atendimento da sua unidade estejam cientes de todos os passos descritos neste Comunicado e aptos para cumprí-lo.

  1. Os processos operacionais com uma criança PNE deve ser a mesma de uma criança não portadora. Todos os passos devem ser seguidos conforme padrão de treinamentos do Clube da Criança.
  1. O procedimento padrão para Crianças com Comportamento Inadequado POP 4.4.6 foi atualizado para a Versão V2 (em anexo) e deve ser aplicado também para crianças PNE se necessário. Assim como os demais POPs de treinamento da rede.
  1.  Atualizamos as Regras Gerais do parque explicando que nossos parques não possuem monitoramento exclusivo e que SOLICITAMOS que os responsáveis destas crianças permanecem no local. As Crianças Atípicas que tiverem comportamento inadequado deverão passar pelo mesmo Procedimento Operacional Padrão que as demais.
  1.  Reformularemos o texto da comanda impressa do Controlkids, onde o pai assina como ciente de nossas regras em todas as entradas. É importante informar sua equipe para arquivar as comandas de entrada assinada pelos responsáveis que tiverem ocorrências na unidade. 
  1. Toda criança informada como PNE deve ser cadastrada no Controlkids mediante comprovação de documento de identificação (especificações variam de cada cidade ou estado. Se houver duvidas, abram um zendesk que tratamos de forma personalizada). A forma de cadastro está especificada no Informativo Software Controlkids nº 2019.07, (clique e acesse).

Orientação quanto ao DESCONTO DA MEIA ENTRADA

 (para unidades com lei específica)

O DESCONTO DA MEIA ENTRADA é uma discussão que envolve interpretação da lei e bom senso.

Conforme parecer jurídico em anexo, as atividades do Clube da Criança não se enquadram em Eventos Culturais como previsto na Lei Federal nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, nos permitindo cobrar pelos serviços prestados a todos os consumidores (salvo algumas unidades com leis especificas da sua região). Portanto, não teríamos o obrigatoriedade de conceder meia-entrada, ou seja, 50% de desconto para crianças PNE.

Devido há alguns incidentes com responsáveis que lutam pela inclusão de seus filhos e, por entendermos que se estas crianças usufruirem do parque acompanhadas de um responsável, a diversão de todos permanece segura. O Clube da Criança concederá o desconto de meia entrada para aqueles que optarem por este benefício, desde que acessem as dependências do Clube acompanhados por um responsável maior de 18 anos.

Fizemos uma varredura de leis especificas para cada região, mas sempre que algum cliente citar algo em seu balcão de atendimento, por favor, abra um Zendesk e informe a franqueadora para que seja analisada tal lei. 

Rio Grande do Sul
Porto Alegre: Decreto 18.641/14 prevê a meia-entrada para o deficiente.
Canoas: Lei 5.868/14 prevê a entrada livre de acompanhantes de pessoas com deficiência. Impossibilidade de cobrança de qualquer valor.
Pelotas: Sem lei específica.

Gramado: Sem lei especifíca.
Santa Catarina
Joinville: Sem lei específica.
São Paulo
Sorocaba: Sem lei específica.
Rio de Janeiro
Campos dos Goytacazes: Sem lei específica.
Macae: Sem lei específica.

Mato Grosso
Cuiabá: Lei 4553/04 prevê a entrada gratuita em ambientes sócio-culturais, onde está incluído o lazer, para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Amazonas
Manaus: Sem lei específica.
Maranhão
Caxias: Sem lei específica
São Luis: Sem lei específica
Piauí
Teresina: Lei estadual nº 6.194, de 13 de março de 2012, criou o “passe livre” que concede aos portadores de deficiência gratuidade “aos cinemas, teatros, casa de espetáculo, estádios, ginásios esportivos e aos locais similares que tenha apresentação de eventos culturais, de lazer e esportivos”. Ou seja, a atividade do  Clube da Criança se enquadra no termo “locais similares” com a finalidade de lazer.
Roraima
Boa Vista: Sem lei específica.

Portanto, para que nosso posicionamento fique claro para todas as partes envolvidas, estamos:

  • Enviando nova arte para INFORMATIVO GERAL que deverá ser impresso e disponível para consulta no balcão de atendimento. Sugerimos que seja adesivado em local visível ou banner na sua fachada. Nosso setor de marketing esta à disposição para discutir com você a melhor opção.
  • Alterando o texto da comanda geral para que seja impresso conforme as regras deste informativo.
  • Alterando o texto da comanda de DESCONTO MEIA ENTRADA para que seja impresso com a regra de entrada do responsável conforme texto abaixo.
  • Enviando em anexo o POP COMPORTAMENTO INADEQUADO atualizado para que seja repassado e aplicado por sua equipe independente da criança ser atípica ou não.
  •  Atualizando o POP CLIENTES ESPECIAIS com novas dicas para recreação e atendimento aos pais, será enviado ainda no mês de agosto. 
  • Enviando em anexo, para os usuários do sistema CONTROLKIDS, o informativo de como cadastrar estas crianças no software para que seja alertada na tela a condição da criança para o devido cuidado da equipe.
  • Organizando agenda com todas as equipes para reciclagem tanto da recreação como do balcão de atendimento baseados no novo POP CLIENTES ESPECIAIS com os instrutores.
  • Acreditamos que desta forma, deixaremos nossas equipes mais tranquilas para receber TODOS os clientes do Clube da Criança, buscando cumprir nosso objetivo de diversão e entretenimento. Informamos que todas as regras criadas aqui podem ser alteradas devido às novas situações ainda não vivenciadas pelas nossas unidades, caso tenhamos o entendimento que seja uma melhoria pelo bem comum da marca.

Estamos à disposição para dúvidas e sugestões. Suas considerações sempre serão muito bem vindas!

Um grande abraço, 

Letícia Ballvé

Diretora Operacional

Clube da Criança

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